A Culpa é de Fidel de Julie Gavras

Sempre tive uma grande preferência porfidel.jpg filmes que fossem um modo gostoso de
aprender, de emancipar-me e assim, quase sempre fui tachado de chato por não apreciar clichês românticos ou mesmo comédias e besteirols vazios.

A culpa é de Fidel (La Faute à Fidel!), dirigido pelo francês Julie Gavras, também responsável pelo roteiro do filme é um daqueles filmes inesquecíveis, pela sensibilidade e pelo enredo simples e profundo.

Anna é uma garotinha de nove anos que vive tranqüila e confortavelmente em Paris. Freqüenta uma escola católica e mora com seus pais, Marie e Fernando, sua babá e seu irmão caçula, François. Às vezes a família viaja até Bordeaux, onde os avós maternos têm um vinhedo.

Porém as coisas mudam depois da prisão do tio comunista, uma viagem ao Chile e encontros com pessoas estranhas. Eventos cuja importância Anna não pode mensurar, mas que transformarão profundamente a vida de seus pais.

Engajamento político, altruísmo, a luta contra o imperialismo, feminismo, eleições: palavras-chaves que de agora em diante pontuarão as vidas de Marie e Fernando. Para Anna, a recém-descoberta paixão de seus pais expressa-se em outras palavras e fatos: mudança, desorganização, troca de babás, um apartamento menor e novos rostos.

Assim como seus pais, Anna também muda, mas de forma diferente. Anna cresce e aceita esse novo mundo, o tempo todo olhando para o que a cerca de um jeito bem pessoal.

Ficha técnica:

Título no Brasil: A Culpa é do Fidel!
Título Original: La Faute à Fidel
País de Origem: Itália / França
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 25/12/2007
Site Oficial: http://www.lafauteafidel-lefilm.com
Estúdio/Distrib.: Filmes do Estação
Direção: Julie Gavras
Baseado no release da 31ª Mostra de Cinema de São Paulo

Previous

Ainda não teremos música de graça

Next

LodarTi

2 Comments

  1. Ellen Hunt

    Esse filme é sensacional!
    Mto bom msm! =)

    Bjos!

  2. Momento Blogo, logo existo no Escrevo, logo existo… =P

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén