Em 2020 completei seis anos vivendo fora do Brasil. Um tempo valioso de inúmeros desafios superados, escolhas, medos e incertezas. Quem vê de longe, no superficial das redes sociais, não tem como compreender o processo traumático de ter que redimensionar as próprias raízes e referências, para se adaptar a uma outra cultura com valores e dinâmicas tão diferentes.

Aqui na Suíça eu não sou turista. Não estou aqui para fazer uma experiência de trabalho ou estudo e depois voltar para casa. Agora eu sou (também) suíço. 

Entender isso não me tirou nada. Não me faz menos brasileiro. Aliás, essa foi a primeira lição que aprendi como imigrante: inculturar-se não é perder o que se tem, mas estar aberto para enriquecer-se com o novo, aceitando as diferenças ou simplesmente suportando-as com paciência, quando necessário.

Aqui em Berna, onde atualmente vivemos, ainda existe o obstáculo da língua. Já aprendi dois dos quatros idiomas nacionais, mas ainda falta o mais importante deles: o alemão. Contudo, o sentimento agora não é mais de intrínseca desconexão, mas de simbiose entre a minha brasilidade e o que eu considero “helveltismo”.

No último sábado, primeiro de Agosto, festejei mais um aniversário da Suíça. Não escondo o orgulho de ter como segunda pátria um país que nasceu de um pacto. Esse pequeno pedaço de terra no coração do continente europeu foi criado a partir da vontade recíproca de estar juntos, se unir. (Em alemão existe a palavra “Willensnation” – nação de vontade). Depois de um bom tempo vivendo aqui, posso dizer que essa é uma nação que sabe tirar proveito da sua diversidade, edificada no respeito mútuo. Uma receita quase infalível para o sucesso socioeconômico e o bem comum.