Geralmente faço o exercício metodológico de me manter focado naquilo que me proponho a fazer.

Foi nesse espírito que mergulhei (desculpe a expressão banal) “de corpo e alma” na minha primeira sessão de provas do mestrado na Itália.

Aristóteles, a história e a encarnação contemporânea da experiência do Povo de Israel ditaram um pouco a dinâmica, inicialmente cadenciada, depois escatologicamente desesperadora, mas resumidamente vencedora.

Que alegria perceber, hermeneuticamente, que uma nota pode resumir, junto, tanto a dedicação pessoal, quanto um comportamento fraterno que procuramos viver com os nossos colegas de classe.

Desde pequeno, aprendi com meus pais, sobretudo com minha mãe, que para alcançar sonhos, realizar objetivos, é preciso lutar. No final da minha primeira sessão de provas uma sensação inédita de profunda satisfação diante do meu esforço, mesmo diante das tantas dificuldades, interiores e exteriores. Mais um objetivo realizado! (Kabod a YHWH!)

Contudo, a experiência que ficou “dentro” foi que, pela primeira vez, me dei conta de que não serve mais ficar feliz com o meu próprio êxito. Não! Realmente nessa experiência/fase que vivo isso conta tão pouco, é uma felicidade tão superficial. A beleza agora é perceber que, com meus “talentos” posso ajudar as pessoas que estão a minha volta a realizarem, também elas, aquilo que desejam.

E aqui “talento” não faz ninguém “melhor”, é importante dizer, mas simplesmente nos transforma em “peça” no “Grande Mosaico” em que cada um precisa assumir aquilo que é, (em essência) para poder se doar, construir coletivamente.

Essa primeira fase passou rapidamente. Quando percebi que poderia voltar a respirar de forma cadenciada, me surpreendi, hoje, estudando de novo, para a próxima sessão de provas, em fevereiro.

Ah! Outra grande descoberta foi encontrar DEUS nos estudos. A primeira vez que ouvi sobre essa possibilidade senti-me Tomé. “Só acredito vendo””. Mas sentir que mergulhar, não só intelectualmente, mas procurar viver aquilo que se estuda, iluminou a minha experiência e me fez descobrir o significado de “Sabedoria”!

Quanta alegria em Sophia… “Casa per tutti”, “Luogo di Vita e Studio”.

“O show tem que continuar”….