Ciclovias

Faz alguns meses que vivo com minha esposa no exterior, onde as ciclovias são comuns. Logo que cheguei aqui, com grande alegria, recebemos um carro (velho, mas nosso) dos nossos familiares, o que facilitou muito os deslocamentos de longa distância.

Em São Paulo, por 28 anos, nunca tive a exigência e nem a necessidade – além, é claro, do dinheiro –  de ter um automóvel. Morando no Centro, trabalhando e estudando próximo de casa, possuir um carro seria um ônus maior que o bônus. Porém, só agora que posso usufruir dos benefícios de ter um carro, é que me dou conta da comodidade desse meio de transporte e tenho consciência da importância de dirigir em estradas seguras, sem buracos e bem sinalizadas.

A opção pela bicicleta e o bem das ciclovias

cicloviasMesmo motorizado, não abro mão da minha bicicleta. Poder pedalar pela cidade para ir ao trabalho, passear, estudar é um privilégio que não deixo de desfrutar. Ainda mais em uma cidade em que o ciclista é respeitado, valorizado e as ciclovias estão por toda parte.

Nos últimos dias, tenho lido muito a respeito da polêmica sobre a construção de ciclovias em São Paulo. Com enorme alegria tenho percebido que, finalmente, a administração pública percebeu que uma metrópole que se preze, precisa investir em outras modalidades de transporte, além do automóvel privado. É assim que acontece na maioria das capitais desenvolvidas que conheci.

Não importam os interesses – eleitoreiros ou não – que podem estar por traz de uma medida como essa. É fundamental ter a capacidade de colher o que é bom para a cidade e para a maioria dos cidadãos.

O descontentamento da classe média

Com certa tristeza, tenho visto uma parcela da tal “classe média” incomodada com o aumento do número de ciclovias em São Paulo, da mesma forma que manifestaram uma forte rejeição com as faixas de ônibus.

Sinceramente, queria convidar essas pessoas a deixarem o carro na garagem, ao menos uma vez por semana, e, pelas ciclovias, experimentarem o que significa a mobilidade urbana por meio da bicicleta. Digo isso com propriedade pois, por mais de 10 anos, pedalei pelas ruas de São Paulo, todos os dias, procurando me desvencilhar de carros e seus motoristas agressivos e desrespeitosos. Mesmo assim, encontrei o equilíbrio entre a minha segurança e o desejo de continuar pedalando e pude me deslumbrar todos os dias com as perspectivas que as pedaladas proporcionam.

Muitos dos meus amigos sempre valorizaram minha coragem e diziam querer fazer o mesmo, mas que temiam pela própria vida. As novas ciclovias provavelmente permitirão que alguns deles possam ter a opção de pedalar.

Ciclovias são uma segurança para quem tem o direito de se locomover por meio da bicicleta, da mesma forma que ruas bem asfaltadas e melhor sinalizadas são um direito de quem opta pelo automóvel.

Enfim. Querido motorista de carro, não seja ignorante e egoísta. A rua não é sua! Pense no bem que o aumento no número de ciclistas acarretará para a cidade, para o meio ambiente, para a vida dessas pessoas e, também, para você mesmo (afinal de contas podem ser menos carros nas ruas).

Como já disse outras vezes, nenhuma medida política deve ser analisada a curto prazo. Planta-se agora, para colher no futuro. Eu, sinceramente, adoraria que meus filhos pudessem ir para escola de bicicleta.