primeiro voto

Na última eleição dei meu primeiro voto de confiança a um politico. Senti pela primeira vez que passei a ser um cidadão, ou seja, um agente modificador da sociedade.

Encarei esta primeira experiência eleitoral como algo muito importante e desde começo das campanhas políticas passei a tentar entender a máquina governamental e eleitoral.

Essencialmente procurei desenvolver uma consciência política pessoal, lendo artigos com os mais diversos pontos de vista, assistindo aos horários políticos e telejornais, para não votar seguindo idéias influenciadas e com o objetivo de captar dos políticos as melhores e mais sinceras propostas que ao meu ver, eram as prioridades para o país, estado e outros.

Quando já havia escolhido o meu candidato, procurei incentivar discussões em casa, com a minha família, no trabalho e delas solidifiquei minha opiniões e idéias.

Foi uma experiência inesquecível porque descobri a importância do meu voto, que é a minha contribuição para o desenvolvimento do meu país e pela realização plena da DEMOCRACIA.

SANTA IGNORÂNCIA!!!!

(escrito em 2002, na primeira vez que votei)

Eleição (wikipedia)

É todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.