Sucesso paraolímpico

Que a participação brasileira nas Olimpíadas chinesas foi um vexame, acho que não é preciso acrescentar mais nada. Ainda mais diante de toda a expectativa que foi gerada em torno dos atletas tupiniquins.

O humilhação só não foi maior, porque boas surpresas como César Cielo, Maurren Maggi e a equipe feminina de voleibol douraram a nossa decepção.

Ficou mudo o grito de “Brasiiiiiiiiiiiiiiiiil” do Galvão Bueno e talvez fosse mais adequado gritar a cada “vitória”: “BRONZIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIL!!!

Mas, em compensação, estamos gozando da melhor participação da delegação brasileira paraolímpica, no mesmo palco onde brilharam os atletas considerados “normais” ou “sem necessidades especiais”. Enfim, não é preciso nenhum juízo de valor, pois os números dizem tudo:

JOGOS/ MEDALHAS

OLÍMPICOS

PARAOLIMPICOS*

OURO

3

15

PRATA

4

13

BRONZE

8

17

TOTAL

15

45

NÚMERO DE ATLETAS

277

188

MODALIDADES

32

17

*Os jogos ainda não acabaram

Na média, 5,4% dos atletas brasileiros ganharam medalhas nas olimpíadas, enquanto 23,9% foi a porcentagem dos paraolímpicos que ganharam medalhas até agora. Exatamente o triplo do número total, mesmo diante de uma delegação com quase 100 atletas a menos.

E as respostas? Quem dará? As especulações são inúmeras.
Antes das olimpíadas diziam que nunca havia sido investido tanto dinheiro na delegação que iria representar o país nos Jogos Olímpicos. E porque então o vexame? Em compensação, sabe-se muito bem de toda a deficiência administrativa que existe no suporte aos portadores de necessidades especiais. E por que o ótimo desempenho?

Enquanto o melhor nadador brasileiro das Olimpíadas chorou com um singelo ouro e um “heróico” bronze, (pouquíssimo, se comparado as 8 medalhas conquistadas pelo americano Michael Phelps) o “Phelps brasileiro”, Daniel Dias, ganhou 4 ouros e 3 pratas nas Paraolimpíadas.

Sim, é verdade que as categorias são bem mais segmentadas e as chances de vitória são mais concretas. Mas isso só serve de desculpa para justificar o fiasco olímpico. Nada mais.

Antônio Tenório é o exemplo claro de sucesso brasileiro nas Paraolimpíadas da China. O atleta conquistou seu tetracampeonato seguido e dedicou essa medalha para si “e para todos os brasileiros” que torceram por ele. “Muito obrigado a todos é um prazer levar essa alegria a todos os brasileiros”, disse o tetracampeão. Antônio Tenório perdeu a visão de um dos olhos ainda quando criança, após receber uma pancada no rosto numa brincadeira com os amigos. Uma infecção acabou tirando a visão de seu outro olho. Após ficar cego, ele intensificou os treinos para poder defender o Brasil na Paraolimpíada.

SIM! Presto minha homenagem a esses brasileiros batalhadores, que não só venceram seus adversários, mas lutaram contra si mesmos, o preconceito e a falta de esperança. Cada medalha de ouro, prata ou bronze conquistada pela delegação brasileira paraolímpica merece palmas, merece festa, merece lágrimas e sorrisos dos quase 200 milhões de corações do país.

Espero que o Lula, o Polvo, o Tubarão e todos os políticos populistas que estão lá em Brasília sem ter muito que fazer, preparem muitas medalhas de honra para a delegação paraolímpica, que os jornais façam especiais, pôsteres e o Fantástico faça um bloco de homenagens e perfis, pois esses atletas são o exemplo concreto que, não basta ir à uma olimpíada, é preciso lutar e preservar o espírito guerreiro que o esporte gera nos seus praticantes.

Parabéns atletas paraolímpicos! Vocês são mais que especiais! São exemplos.

Previous

Viver um falsa felicidade

Next

Zé e o trabalho como sentido da vida

2 Comments

  1. Gisele Brito

    A comparação só seria valida se fosse feita entre o investimentos estatais e privados para os atletas não paraolímpicos e os paraolímpicos de cada país.
    Somente no final de 2007 foi aprovado uma lei de incentivo para o esporte, que transferiu, e se não me engano, só em 2003 foi criado o ministério dos esportes. Ou seja, só recentemente começou a se estabelecer uma política pública esportiva para o país e os resultados dela ainda não surgiram e quando surgirem, com o nível de investimentos atuais, não darão resultados equiparados com paises como a China, EUA ou Cuba. (É bom perceber que os esportes que ganharam medalha nas Olimpíadas são praticados por uma elite.)

    Nessa gestão orçamentária apenas , 11 milhões dos 142 disponíveis para formação de atletas de alto rendimento foram usados (dados de agosto). Isso sim é uma distorção.

  2. Henrique

    Confesso que não fiquei surpreso com o desempenho da equipe olímpica brasileira, pois, todos nós estamos acompanhando que neste país não há investimentos para os esportes olímpicos, a conclusão só poderia ser uma participação olímpica medíocre.
    Acredito que isso seja muito bom, pois se nossos “heróis” trouxessem mais “ouros” duvido que algo seria feito para melhorar os investimentos.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén