O Brasil é o país em que os jovens têm mais esperança no futuro. A conclusão é do Instituto Gallup World Poll, que pesquisou o chamado “índice de felicidade presente e futuro” em 132 países, e foi divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).A reportagem é de Pedro Dantas e publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 03-09-2008. O tema também é destaque do jornal O Globo, 03-09-2008.

De acordo com o estudo, apesar de viver no País que ocupa a 52ª posição em renda per capita do mundo, o brasileiro de 15 a 29 anos é o jovem mais otimista quando pensa em sua vida daqui a cinco anos. Os jovens foram questionados sobre como classificavam sua expectativa em relação ao futuro na escala de zero a 10. A média dos jovens brasileiros ficou em 9,29, superando o otimismo dos norte-americanos (9,11), que ficaram em segundo lugar, seguidos pelos venezuelanos (8,87), franceses (8,78), dinamarqueses (8,78) e canadenses (8,0).

Na população até 80 anos, os brasileiros também estão em primeiro lugar em otimismo, com uma média de 8,29.

“Isso tem relação com o espírito brasileiro. Afinal, o Brasil é um país jovem e acreditar no futuro é ser jovem”, avaliou o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Néri. Ele ressalta que o otimismo pode ser resultado do crescimento da renda dos jovens, que, segundo o pesquisador, é conseqüência da maior presença deles no mercado de trabalho. Entusiasmado com os dados que mostram a evolução dos jovens no estudo e no trabalho,o pesquisador da FGV criticou o tratamento dado pela sociedade às pessoas nessa faixa etária. “Tratamos o jovem como problema quando ele é parte da solução.Agora, que superamos o desemprego, o momento é de qualificar essas pessoas para combater o apagão da mão-de-obra”, disse.

O pesquisador acredita que o momento favorável da economia estimula o otimismo entre a juventude. Segundo ele, mesmo durante o período de estagnação econômica de 1992 a 2006, os jovens entre 15 e 21 anos freqüentaram mais a escola e aumentaram a média de estudo em 3,1 anos. A média histórica era de um ano e meio de ano de estudo a cada 15 anos. A conseqüência do aumento da escolaridade, de acordo com Néri, foi que dos 1,6 milhão de empregos gerados com carteira assinada em 2007, 93% foram para jovens de até 29 anos. “Isso explica o crescimento de renda de 10,5 % anuais nos últimos quatro anos entre pessoas dessa faixa etária”, afirmou.

FELICIDADE HOJE

Os números da pesquisa parecem reforçar a crença de que o Brasil é o “País do futuro”. No ranking da felicidade presente, os jovens brasileiros despencaram para a para 53º lugar, após atribuírem nota média de 6,6 para a felicidade atual na escala de 0 a 10. Os jovens mais felizes do mundo são os israelenses , seguidos por holandeses e finlandeses. Entre os latino-americanos, os porto-riquenhos são os melhores colocados na ranking da alegria, com a quinta posição.

O índice de felicidade atual da população total, que inclui pessoas até 80 anos, eleva o Brasil para a 23ª posição. Costa Rica é o país latino-americano mais feliz na 18ª posição. De acordo com este ranking, os dinamarqueses são os mais felizes do mundo, seguidos por finlandeses, suíços, holandeses, canadenses e noruegueses.

A pesquisa aponta ainda que jovens e adultos das nações africanas são os menos felizes e mais pessimistas em relação ao futuro. A nação menos feliz seria o Togo, para a população até 80 anos. Os jovens mais tristes seriam os angolanos, seguidos pelos de Serra Leoa e do Iraque. Mergulhado em grave crise política, o Zimbábue aparece como o país onde jovens e adultos possuem menos esperança no futuro. Entre os jovens, os haitianos estão com o segundo lugar entre os mais pessimistas.

O RANKING DA FELICIDADE FUTURA*

OS MAIS OTIMISTAS

BRASIL
Venezuela
Dinamarca
Irlanda
Jamaica
Canadá
OS MENOS OTIMISTAS
Zimbábue
Camboja
Paraguai
Haiti
Bulgária
Etiópia
O RANKING DA FELICIDADE PRESENTE

OS MAIS FELIZES HOJE

Dinamarca
Finlândia
Suíça
Holanda
Canadá
BRASIL (está na 22ª posição)

OS MAIS INFELIZES HOJE

Togo
Benin
Chad
Camboja
Serra Leoa
Tanzânia
*A expectativa daqui a 5 anos

Fonte: Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, usando dados do Gallup World Poll e O Globo, 03-09-2008