“Relacionalismo social”: a vida no interior de uma das tantas Áfricas

Relacionalismo social

Já faz uma semana que chegamos em Man. A intensidade da vida e dos relacionamentos faz parecer que estamos aqui há meses.
Nessa cidadezinha há 600 km da capital marfinense Abidjan e (ouso dizer) na África em geral, não servem pensamentos funcionais, conceitos e pragmatismos. Aqui a vida é mediada por um “relacionalismo social” que nada mais é que um estilo de vida estruturado no encontro com o outro.

Relacionalismo social

Uma saudação, um sorriso não são só sinais concretos de educação ou respeito. Aqui, o relacionar-se é condição primordial para ser aceito e assim deixar o grupo dos “eles” e tornar-se do “nós”.
Encontrando, pela primeira vez, as pessoas pela rua é importante cumprimentá-las. “Bem-vindo! Sinta-se em casa!” dizem os nativos com um sorriso.

Perder-se para encontrar

A operação interior mais desafiadora que encontro aqui é, sem dúvidas, “perder” os parâmetros ocidentais de felicidade, de vida, de direitos e deveres, e até mesmo a concepção de ser humano, para mergulhar em um ambiente onde as bases sociais são edificadas a partir de outros postulados.
Fora da África, de maneira geral, vale o indivíduo. Aqui, o Eu é profundamente condicionado ao Nós, com todas as coisas boas e ruins que isso envolve.

Primeiros contatos com uma sociedade relacional

A síntese dessa primeira semana em solo africano é simples: não fale, não julgue, ou tente rotular a cultura africana sem antes ter posto os pés nesse solo sagrado.

Aqui continuamos a ser quem somos, com os nossos esquemas psicológicos, porém, como na África não existe o desejo de positivar a vida com documentos e leis, é fundamental uma imersão sensorial. Só assim é possível entender as tradições e aceitar/respeitar maneiras diferentes de se viver em sociedade.

Para conhecer o projeto “Juntos rumo à Africa”  CLIQUE AQUI

Previous

Lágrimas que dobram esquinas – Rodrigo Delfim

Next

Envelhecer: perdas e lamentações, novos encontros e alegrias

3 Comments

  1. emanuele

    Que lindooooo! Estímulo extra para qdo for a minha vez! 😀

  2. Que beleza Valter Hugo Muniz! Bacana ver os colegas, cada um com suas imersões sensoriais, vivendo suas vidas e experiências. E o beleza acima era para o texto! Muito boas e concisas suas definições. Dá muito gosto de ler. Podíamos abrir uma discussão neste pós texto para as pessoas darem alô. Um abraço da ilhada Elígia, a última do Lucian, o Evandro que virou comida de Ponto Chic e vive em Bauru, se eu tentar falar o nome de todo mundo vou esquecer alguns daqueles 50/ 100 alunos que conviveram no jornalismo da PUC até 2009. Todo mundo tem Facebook, é só um recadinho, quem vem agora?

  3. Nedi

    Nossa, Valter, começaram bem, hein! Quero acompanhar de perto! Abração – 1 nedi

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén