focolare brasilHá 50 anos alguns jovens desembarcavam no Brasil para uma maravilhosa loucura. Quem, em sã consciência, deixaria pais, trabalho, pátria, para seguir um Deus que se manifestava em uma jovem sem instrução, sem títulos acadêmicos, sem reconhecimento teológico?

É aqui o limite entre a Obra de Deus e aquilo que nós, seres humanos, podemos fazer.

focolare brasil4
Ginetta, Marco, Fede, Rino, Violetta sabiam disso. Não estavam deixando para trás suas vidas para seguirem somente uma grande mulher como Chiara Lubich, mas eram guiados por um Deus ainda misterioso, mas que se manifestava na medida em que caminhavam “senza guardare indietro” (sem olhar para trás) e não com explicações racionais.

Depois deles, muitos foram conquistados por esse Deus que se apresentava “vestido” do Ideal da Unidade. Dezenas, centenas e milhares.

Passados 50 anos, estamos reunidos para festejar o que?

  • A coragem dos precursores desse Ideal que se encarnou em nossa cultura tupiniquim.
  • Dos jovens que deixaram tudo, para continuar a fazer ressoar esse grito celeste, emitido em alto em bom som por Chiara.
  • A fidelidade “a risca” daqueles que sabiam que o Ideal só continha Deus, se vivido de maneira pura.
Encontro dos internos do Movimento - 1998

Encontro dos internos do Movimento – 1998

 Há 11 anos festejávamos juntos a vinda de Chiara. Éramos também milhares, de todo o Brasil, mas a nossa “mãe espiritual” não apareceu.

Esse foi também exemplo concreto da maneira como Deus quis que se encarnasse o Ideal no Brasil. Juntos, sem a presença física de Chiara, tivemos que construir e entender que é da Unidade que vem a Luz para caminhar e levar Deus em toda a parte.

focolare brasil3
Mas, hoje, também estamos comemorando a alegria de, por meio do SIM de Chiara, muitos de nós termos nascidos (física ou espiritualmente) e assim, essa presença “particular” de Deus ter permanecido por 50 anos no Brasil.

Comemoramos um Ideal que vive! Um passado que é presente e um presente que, enquanto amarmos, será futuro!

Talvez alguma incompreensão exista, fruto da nossa humanidade, imperfeição, pequenez, mas é dela que Deus se fez homem, é por ela que o Ideal nasceu.

Nessa “festa de família” também cabem muitos pedidos de desculpas, recomeços, por conta da nossa falta de caridade, irresponsabilidade, descuido, por tantos e tantas que, em algum momento, não sentiram essa presença pura de Deus.

Começa agora uma nova fase do Movimento dos Focolares no Brasil. Uma era pós fundação que depende muito mais de mim, de você, de nós. O Ideal não vai sobreviver sem Jesus no Meio, sem uma comunidade (família) viva.

Uma responsabilidade. A chance de continuar levar no mundo a presença de Deus, por meio do Ideal de Chiara.

PARABÉNS PRA VOCÊ,
NESSA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES
E MUITOS ANOS DE VIDA!

www.50anos.focolares.org.br
Twitter: www.twitter.com/focolares