privilégio

Quando ouço alguém falar de casamento é comum o discurso sobre as dificuldades e os aspectos negativos de viver com o “outro”, fatalmente diferente. Admito que, com o passar do tempo, é possível deixar de valorizar, com a mesma intensidade, as delicadezas que nos unem. Por isso, é fundamentar estar sempre atento! Porém, muitas vezes as pessoas esquecem do privilégio que é partilhar a vida com outra pessoa.

Dificuldades pessoais, vividas juntos

Nos últimos meses tenho enfrentado algumas dificuldades no meu trabalho. Nada de novo para alguém que deve se inserir em um mercado de trabalho desconhecido e que, geralmente, dá pouco valor para os profissionais que vêm “de fora”.

Diante dessa realidade, o que mais tem me incomodado é, pela ausência (momentânea) de uma rede de contatos, ter de “engolir alguns sapos” indesejados.

Em um período muito breve de tempo eu tive que ter fluência em dois idiomas: um desconhecido (o francês) e um pouco usado (o inglês). Esses desafios ligados ao aprendizado das línguas fazem com que eu, em alguns momentos, tenha dificuldade de expressar de maneira clara e simples aquilo que penso e sinto.

Assim, no trabalho, com uma gestora complicada, essa dificuldade é ainda maior, o que acaba gerando ansiedade e angústia.

O privilégio da vida à dois

O interessante desse processo doloroso que tenho vivido tem sido perceber o privilégio de partilhar a vida com minha esposa.

privilégioSem dúvidas é fundamental aprender a não levar os problemas do trabalho para dentro de casa, despejando frustrações pessoais no ceio familiar. Tenho procurado partilhar minhas dificuldades como uma experiência, uma oportunidade que a vida me dá, para crescer e descobrir o valor das coisas e pessoas. Não quero, de forma alguma, que isso se torne um peso para a nossa família.

Conversando com a minha esposa sobre os obstáculos que temos de superar para ter uma vida equilibrada, lembrei muito dos meus pais. Os dois lutaram muito para dar o mínimo para mim e minhas irmãs. Hoje, muito graças a eles crescemos, conquistamos muitas coisas e, mais do que tudo, aprendemos a ver a dificuldade como uma possibilidade de crescimento conjunto.

Não tenho mais meus pais fisicamente próximos. Por outro lado, vivo com prazer cada desafio ao lado da minha esposa. Na maioria das vezes não temos respostas mas, juntos, temos descoberto que o amor que cultivamos entre nós é capaz de iluminar os caminhos sinuosos que ainda não percorremos.