Ensino técnico

Todas as vezes que encontro um amigo de outra nacionalidade aqui em Genebra e começamos a conversar sobre a situação socioeconômica e sociopolítica do Brasil, vejo seus olhos arregalarem. Talvez eu tenha, infelizmente, nutrido um certo pessimismo em relação a situação atual do meu país, mesmo se jamais perdi as esperanças de dias melhores.

Muito do meu descontentamento não é por conta da corrupção, da burocracia, da falta de infraestrutura, nada disso. Minha maior preocupação em relação ao Brasil se resume em um aspecto fundamental: a falta de investimento massivo e estratégico em Educação.

Conversando com um amigo francês, que vive há um ano em Seul, capital da Coréia do Sul, fiquei impressionado em ver o quanto a Educação tem um impacto positivo dentro de uma sociedade. Por exemplo: uma sociedade mais educada não só permite avanços socioeconômicos relevantes, mas difunde valores comuns, como o respeito, diminuindo as tensões sociais e os índices de violência. Foram esses alguns dos frutos colhidos pela sociedade coreana.

Qual modelo educação queremos?

Estamos às vésperas de mais uma eleição. Nesse momento, em especial, é fundamental nos questionarmos quais projetos queremos traçar para o futuro do Brasil. A Educação deveria ser uma das principais pautas.

Ensino técnicoÉ um fato. Nos últimos 20 anos, houve um sucateamento absurdo do ensino no país. Quando fiz o “primário” (Ensino Fundamental) em escola pública, ela ainda tinha padrões mínimos de qualidade, que agora não existem mais (ou existem, minimamente, graças ao heroísmo de alguns educadores).

Estando aqui na Europa, sobretudo em um Estado de bem estar social como a Suíça, percebo a força e a importância do ensino de base e do ensino técnico no país. Aqui, a Educação é pública, exigente, completa e, acima de tudo, dá aos jovens diferentes possibilidades, sem condicionar seu futuro à necessidade de um diploma universitário.

Recentemente, eu li um artigo comparando o desemprego dos jovens europeus, com os modelos de ensino adotados pelos seus países. Países em que o emprego é mais vinculado ao diploma universitário, como Espanha e Portugal, têm maiores índices de desemprego que a Alemanha e a Áustria, dois países que – como a Suíça – promovem o ensino técnico. Claro que conjuntura é muito mais complexa, porém, o artigo mostra com clareza que, em qualquer economia, é perigoso vincular o futuro empregatício dos jovens (e, consequentemente, o seu bem estar socioeconômico) ao diploma universitário.

Ensino técnico + Ensino universitário

Existem profissões mais voltadas ao desenvolvimento teórico e a inovação, baseada no pensamento. Contudo, existem outros ofícios baseados na prática, na experiência, na técnica.

Ensino técnicoPor exemplo: Minha mãe é professora no ensino público. Fez magistério e só teve um diploma universitário no final da sua carreira (porque o governo obrigou). A competência e a dedicação dela é inquestionável, mesmo quase septuagenária. Sempre fico admirado com a sua capacidade de inovar, de criar formas novas de passar, na prática, o conhecimento e, acima de tudo, motivar seus alunos à aprenderem.

Ela é pedagoga? Não. É professora. Pedagogos são mais teóricos. Eles saem das universidades com o objetivo de repensar modelos de ensino e auxiliar os professores na melhoria dos resultados, tendo uma visão geral do universo educacional. Contudo, eles são “ignorantes” no que diz respeito ao ensino didático.

Não estou dizendo que o professor só necessita de um aprendizado técnico e o pedagogo, exclusivamente teórico. O professor precisa sim conhecer um pouco das escolas de pensamento e o pedagogo deve estagiar em escolas, para conhecer de perto a complexa realidade do ensino. Mas, é a mesma relação entre o médico e o enfermeiro. Enquanto o primeiro tem uma extensa formação voltada para o conhecimento teórico, especializado, o segundo é mais técnico e necessita desenvolver outras capacidades humanas, devido o contato mais constante com os pacientes. As duas formações são complementares.

Não tenho nenhum temor de afirmar que a universidade não deve ser o único espaço de aprendizado para um futuro profissional. Cansei de ver colegas do curso de jornalismo que queriam escrever artigos, fazer vídeos, fotos e passar quatro anos sentados ouvindo as críticas centrípetas da Escola de Frankfurt era maçante para a maioria deles. Acho que o jornalismo é mais um exemplo de profissão que poderia basear-se na prática. Talvez uma “pós graduação” seria o mais sensato, pois é um ofício que exige a reflexão teórica sobre as suas dinâmicas. Mas não de quatro anos.

A importância estratégica de valorizar o ensino técnico é um passo importante para o Brasil atual. Investir na qualidade do ensino de base e do ensino técnico pode nos abrir possibilidades de um verdadeiro futuro promissor. Bem qualificados, na prática, os jovens podem se tornar uma mão de obra mais relevante, melhorando a sua qualidade de vida e, também, os resultados econômicos do país.

eLe

Outros post de “Eu e a política” CLIQUE AQUI