copa

Amanhã começa a Copa do Mundo. Bandeiras enfeitando as ruas, as janelas das casas, a entrada dos edifícios; o asfalto sendo pintado de verde e amarelo; os “bolões” nas empresas, universidades, condomínios que talvez nos deixem um pouco menos pobres no dia 13 de julho. Isso tudo, só se você estiver no Brasil neste exato momento!

Aqui, a 9.400 km de distância do País do Futebol, mais exatamente no País do Tênis ou do Chocolate, não vai ter nada disso! Faltando um dia para a partida de abertura do evento esportivo mais importante do mundo, não se sente por aqui nem um mínimo entusiasmo de “Copa do Mundo”.

Nada de bandeira na janela

Há algumas semanas atrás, fui alegremente comprar minha bandeira tupiniquim (e outra da Suíça, afinal de contas somos uma família binacional) na esperança de pendurá-la na sacada do nosso pequeno apartamento. Decidi esperar alguns dias para ver se haveriam outras na nossa rua, mas nada.

Ninguém! Nenhum habitante da nossa rua, ou melhor, do nosso bairro inteiro, colocou a bandeira do próprio país na janela de casa! Os únicos lugares que têm decoração de Copa do Mundo são os supermercados, que querem aproveitar a ocasião para enfiar “goela abaixo” os produtos diretamente relacionados ao evento.

Dessa forma, tenho de admitir, fiquei com vergonha de colocar minha bandeira na janela.

O pessoal vai mesmo assistir à Copa?

Pelo fato de gostarmos muito de viver bons momentos com nossos amigos (e não querendo uma resposta negativa para a pergunta acima) eu e minha esposa decidimos convidar a “gringaiada” para assistir conosco Brasil x Croácia aqui de casa. Cerveja, chips de feijoada (dá pra acreditar????), guaraná antártica. Tudo pronto para a festa de amanhã (espero!).

Copa

Festa? Bem, sinceramente, não acredito que vai ter muita festa por aqui. Talvez eu até tenha que tomar cuidado para não gritar demais e acordar os vizinhos que, provavelmente, estarão dormindo. (Pois, afinal de contas, depois de amanhã é dia de trabalho!)

Enfim… vamos ver como vai ser assistir mais uma Copa fora do Brasil. Espero que dê mais sorte que na Copa passada. Entretanto, dessa vez, vou contar tudo para quem quiser saber.