Suíça

Desde o dia 1º de abril quando deixei, com minha esposa, as terras africanas, voltei a ser “cidadão europeu”, morando na Suíça. Mesmo já tendo vivido alguns anos no Velho Continente, não é a mesma coisa aterrissar por aqui com a família.

Vida na Suíça

SuíçaNunca sonhei em viver na Europa, não só porque sempre estive bem no Brasil, principalmente na minha São Paulo, mas porque desenvolvi sérias críticas em relação aos valores que moldam o estilo de vida dos habitantes desse continente.

Mas… quis Deus (e eu, claro) que eu me casasse com uma cidadã europeia, mesmo considerando-a muito diferente da maioria dos seus conterrâneos. Depois de um pouco mais de um ano vivendo juntos no Brasil, por motivos familiares e profissionais, decidimos passar um tempo aqui, na Suíça.

Chegar aqui, principalmente no pós África, é se deparar com um mundo completamente diferente do que 99% das pessoas estão acostumadas. A Suíça é, sem sombra de dúvidas, o país mais rico (não em PIB, mas em bem estar social) e melhor organizado que conheci. Mas, e aí? Isso basta para ser feliz aqui? Não! Não basta!

Vida no Brasil

SuíçaDesde que decidimos juntos deixar o Brasil, país repleto de limites organizacionais, impermeado de uma corrupção que assola a maioria da população, senti um certo medo (que ainda não se dissipou). Principalmente porque experimentei as diferenças, já sabia o que me aguardava dessas partes do Atlântico.

O Brasil é um país dos relacionamentos. Podem duvidar, criticar, questionar essa afirmação, mas ela é feita em comparação com outros países que conheci. Não são as estruturas, a burocracia, a corrupção que fazem dele “abençoado por Deus”, mas a alegria, a coragem de lutar e as esperança que cada brasileiro carrega dentro de si.

Valores comunitários porque compartilhados

Uma das “encarnações de conceito” mais importante que trouxe comigo da África é que um povo nada mais é que um coletivo de indivíduos, unidos em torno a valores compartilhados.

Na Suíça existe, acima de tudo, o respeito. Respeito pelo bem público, pelo bem privado, que preserva as coisas e pessoas. Mas, da mesma forma que o respeito é um grande valor, muitas vezes ele pode servir de obstáculo para a construção de relacionamentos.

Para “não atrapalhar”, parece que “culturalmente” as pessoas “daqui” permanecem distantes, não oferecem ajuda, raramente são espontâneas. Isso parece inibir grande partes dos relacionamentos, que se limitam a uma cordialidade e simpatia constantes, mas sem tocar profundamente, sem amor e sem ferida. O Outro permanece lá, no seu espaço privado, com seus direitos e deveres, mas o próximo, o necessitado (não só materialmente) passa despercebido.

O desafio da inculturação

Essa visão, talvez preconceituosa, a respeito da cultura europeia, como um todo, é que eu desejo amadurecer por aqui, nos próximos anos. Percebi que a África tem muito a ensinar ao mundo, sobretudo no que diz respeito a uma vida comunitária. Algumas lições que aprendemos lá, desejamos promover aqui, a partir do nosso testemunho como família.

É um grande desafio a tal da inculturação porque somos frutos de “algo” que edifica nossos esquemas psicológicos. É sempre uma visão “de fora” e por mais que queira, nunca serei essencialmente suíço. Mas, isso não quer dizer que não amarei essa minha segunda pátria, com o mesmo ardor e amor que tenho pelo Brasil. Para tudo é fundamental ter paciência, porque leva tempo e eu, como aprendi em Man, farei uso do “tempo africano”.