Vencer

Uma das lições mais duras que o futebol me ensinou foi aprender a perder. Continuei, porém, até hoje, não gostando muito de derrotas, mas já as aceito, principalmente, como possibilidade de crescimento e para saber que não sou superior a ninguém.

Mas, não foram somente lições dolorosas que o esporte mais popular do mundo me deu. Graças ao futebol fiz muitos amigos. Pessoas com quem aprendi a partilhar as conquistas e chorar as derrotas. Companheiros que me ensinaram trabalhar em equipe e me ajudaram a crescer em generosidade, paciência, coragem.

Valores para a vida

VencerInúmeros valores importantes o futebol me ensinou. Saber perder, querer vencer.

E vencer, maravilhoso sentimento, nunca foi para mim motivo de me mostrar aos outros! Cada vitória na quadra ou no campo me ajudou a perceber minhas capacidades e talentos. Que o esforço e a perseverança são ingredientes fundamentais para o triunfo.

O futebol me fez perder o medo de meus limites e me mostrou a importância de me focar nas qualidades, na alegria de participar, competir, de viver.

Cristiano Ronaldo: feliz por vencer, como todos nós

Independentemente se acho que ele tenha um comportamento um tanto quanto arrogante, ontem, eu também me emocionei com Cristiano Ronaldo e, de certa forma, me identifiquei um pouco com ele.

Quando as conquistas são difíceis, quando o esforço precisa ser maior, porque a vitória não vem “de mão beijada” mas depende somente de nós, vencer significa muito e o reconhecimento é motivo de emoção.

Foi assim quando concluí a faculdade, o mestrado, quando me casei. Só Deus (e talvez minha família) sabe o que foi preciso viver para subir cada degrau, conquistar cada vitória pessoal.

Descobertas, lutas, fracassos e lágrimas, muitas lágrimas. Tristeza por não encontrar a Felicidade que sempre buscava. Mas jamais me dei por vencido. Continuei lutando, acreditando que a fidelidade naquilo que acredito, me colocaria no caminho certo.

Bom… claro que a Bola de Ouro é uma conquista profissional importante, mas acho que a família é algo maior, uma conquista muito mais significativa.  Isso não quer dizer que não admiro o Cristiano Ronaldo, pois ele é hoje o melhor jogador de futebol do mundo de forma mais que merecida.

A emoção da vitória nos faz saborear uma humanidade que nos liga como seres iguais, que nos une no desejo de sermos reconhecido pelo que somos, o que fazemos e deixamos.