Arsenal de Esperança

“Porque o mundo passa todos os dias pela porta da casa”. Essa é uma das frases usada pelo Arsenal da Esperança, entidade ligada à Igreja Católica e conhecida pelo apoio aos migrantes e refugiados que chegam a São Paulo, para convidar à Novena de Natal deste ano.

Para explicar: uma novena consiste em uma série de nove encontros para orações que antecedem uma grande festa, como o Natal – pode ser ainda dedicada, por exemplo, a um santo padroeiro. São muito comuns na Igreja Católica. como uma forma de reflexão e preparação para essas celebrações.

O objetivo dos encontros, que culmina com a comemoração do dia de Natal, hoje às 17h, é de colocar, juntos, brasileiros e migrantes de todo o mundo em um momento de reflexão, partilha das alegrias e preocupações trazidas diariamente pelos viajantes que chegam ao local.

Nos últimos dias, por meio desse encontro de orações, a instituição promoveu aos seus participantes (brasileiros e de outros países) uma pequena passada por Itália, Guiné Bissau e pela Terra Santa, entre outras escalas sem sair do lugar. Além dos locais descritos nos encontros, a nacionalidade dos participantes contribui para um ambiente pluricultural e de tolerância – virtudes tão necessárias em tempos de globalização e de contato direto e intenso com novas culturas, ainda que não recebam o devido valor atualmente.

O fato de ser um encontro religioso pode até despertar certa desconfiança no começo, de que tais instituições tenham como objetivo doutrinar os atendidos. Em verdade o que acontece é exatamente o contrário. O princípio básico é o acolhimento, não importando a crença ou origem do acolhido.

Arsenal da Esperança

O Arsenal da Esperança foi fundado em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Mendes de Almeida. O local acolhe, diariamente, 1200 homens que se encontram em dificuldades devido à falta de casa, trabalho, alimentação, saúde e família – tanto brasileiros como imigrantes.

Endereço:

Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca – São Paulo (SP)

(próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô)

(11) 2292-0977

www.arsenaldaesperanca.com.br

Mais sobre Virando a Esquina CLIQUE AQUI

rodrigo Viajo porque necessito, volto porque quero viajar de novo | Rodrigo DelfimRodrigo Borges Delfim, formado em jornalismo pela PUC-SP em 2009, trabalha atualmente na área de Novas Mídias do portal UOL. Interessado em Mobilidade Humana, Políticas Públicas e Religião, desde outubro de 2012 mantém o blog MigraMundo para debater e abordar migrações em geral. É também participante da Legião de Maria, movimento leigo da Igreja Católica, desde 1999.