Inspiração

Dentre as mais belas melodias já criadas pelos grandes compositores de todos os tempos e lugares, para mim, a mais impressionante é sempre aquela em que consigo fechar os olhos e sentir a inspiração do autor, como numa transição de suaves pensamentos e emoções. Claro que isso depende da forma com que cada um compreende as sensações, mas mesmo a mais simples e popular das canções nasceu de uma inspiração.

E o que é a inspiração?

Através da busca incansável para descobrir o significado do que chamamos “inspiração”, pude entender que construímos os nossos sonhos através de inspirações. Um arquiteto não constrói uma casa baseado em cimento e concreto, mas sim em inspirações, em ideias. Dessa mesma forma, um músico também não cria canções através de notas ou instrumentos, mas “ouvindo” sua inspiração. Algo que nasce de uma referência, mas que se transforma e se torna parte do novo.

De onde vem a inspiração?

Só quem já cantou alto no chuveiro e apenas quem já dançou sem se preocupar com nada, sabe o que é sentir a liberdade que traz a inspiração. Ela surge do inconsciente, de sonhos e pesadelos; acontece depois de momentos felizes e tristes; a inspiração nasce dos prazeres e da falta deles; da liberdade ou da abstinência dela. Não há inspiração no mundo que não venha de um acontecimento, de um movimento. Não há inspiração que não venha do outro. O outro é um coeficiente natural de uma equação onde inspiração, liberdade, sentimento e movimento se envolvem para resultar algo novo.

O que me inspira

InspiraçãoEu também busco novos sons e sensações, no meu dia-a-dia como compositor e produtor. Por exemplo, no trabalho que realizo em uma ONG em São Paulo, com crianças e adolescentes que encontram uma realidade diferente ao se abrir para a música e a poesia. Ou então em cada evento onde trabalho como DJ, executando hits que fazem a pista de dança ser a mais alegre possível. Mesmo em cada trilha sonora para filmes, jingles publicitários e obras audiovisuais, as quais procuro, de forma inusitada, criar sons que ninguém nunca ouviu. Cada passo, cada caminho é uma inspiração para criar novas possibilidades de inspirar-se.

Até mesmo um dos mais importantes filósofos dá Grécia Antiga procurou definir uma lei para a relação entre a inspiração e a música. Para Platão, “a música é uma lei moral. Ela dá alma ao universo, asas ao pensamento, um impulso à imaginação, um encanto à tristeza e charme e alegria à vida e todas as coisas”. A inspiração é uma luz que vai sempre ao encontro da harmonia entre sons, cores, imagens, detalhes, histórias, memórias vindas de todas as áreas do pensar, mas além de qualquer ponto, ela vem ao encontro do outro, porque quer, de alguma forma, tocá-lo.

E você, sabe o que te inspira?

volpe

Rafael Volpe – Formado em Piano Popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e Comunicação Social com ênfase em Radialismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Trabalha como Produtor e DJ em eventos, além de realizar oficinas musicais em projetos sociais. Já trabalhou em produtoras musicais e em emissoras de televisão, quanto também se especializou em Composição Musical pela Escola Internacional OMID de Música e Tecnologia.