Uma ideia revolucionária | Impressões sobre a Lumen Fidei

ideia revolucionária

É por puro acaso que eu sou católico. Eu, como milhões de outros meus conterrâneos, nasci em uma terra catequizada pelos missionários europeus católicos, e essa tradição, percorreu os séculos, encontrando-se com meus avós, pais e chegando até a mim. Contudo, o que era só acaso, no decorrer da minha infância e adolescência, se transformou em escolha. Aprendi a amar, não somente uma instituição feita de homens, essencialmente falíveis (como somos todos), mas uma ideia revolucionária: o Amor.

Este Amor, que se traduz na essência do Deus cristão, é o mesmo que muitas outras religiões promovem. Entendê-lo e procurar vivê-lo me ajudou em cada passo, cada escolha, muito mais do que essas receitas prontas que as revistas “teen” procuram vender aos jovens. A ambiciosa ideia de um Amor incomensurável me ajuda até hoje, especialmente quando devo enfrentar uma situação nova, suportar os limites do outro e me manter fiel e coerente às escolhas definitivas que fiz.

O Amor cristão é promovido, especialmente, pela Tradição da sua Igreja. É a vida dos seguidores dessa ideia, documentada, que preservou, no passar dos milênios de experiências, com erros e acertos, a essência de uma vida que não é feita de palavras, mas ações.

ideia revolucionáriaLuz da Fé

Tenho procurado, em minha vida, me alimentar da ideia do Amor e partilhá-la com pessoas que acreditam nela. Olhando para outras ideias revolucionárias que surgiram na história da humanidade, percebo que elas, se não minimamente vividas, se dissipam com a ação do tempo. É por esse motivo que decidi ler a Encíclica  Lumen Fidei, que apresenta, do ponto de vista católico, o profundo significado da fé.

Iniciando das demandas atuais em relação à vida humana, a Encíclica acena para a necessidade de recuperar a dimensão da Fé, que é capaz de “iluminar toda a existência do homem”.  O documento explica a importante ligação entre Fé e a escuta, em que a ideia é transmitida por inúmeros mediadores ao longo do tempo, promovendo a concepção de que ela precisa da relação entre as pessoas para se difundir. “No encontro com os outros o olhar se abre em direção a uma verdade maior que nós mesmos”.

Ter fé, segundo o documento católico, é abrir-se para entender, conhecer, a partir de novas perspectivas, a nossa humanidade. A fé, porém, não é um sentimento excluso de razão, mas acompanha a Verdade em uma relação recíproca. A Fé conhece, é verdadeira, quando está ligada ao Amor. Maravilhosa a citação do filósofo Ludwig Wittgenstein onde o amor “não pode ser reduzido a um sentimento que vai e vem. Ele toca, sim, a nossa afetividade, mas para abri-la à pessoa amada e iniciar, assim, um caminho que é um sair do fechamento no próprio Eu e andar em direção a outra pessoa, para edificar um relacionamento duradouro; o amor mira à união com a pessoa amada.

Enfim, a Fé não se limita a uma ideia revolucionária particular, individual, mas vive na medida em que preserva a sua essência comunitária. Isso me faz entender melhor a necessidade de igrejas, de símbolos e outros elementos que conservam a memória e convidam as comunidades, em cada momento da história, a reviverem a mesma Luz, o mesmo Amor, a mesma ideia que revolucionou e ainda continua a revolucionar a vida daqueles que acreditam nela.

Queria mencionar uma frase final da Lumen Fidei que tocou particularmente o meu coração: “A Fé não é luz que dissipa todas as nossas escuridões, mas lâmpada que guia, na noite, os nossos passos e isso é o suficiente para o caminho. Ao homem que sofre Deus não doa um raciocínio que explica tudo, mas oferece a sua resposta na forma de uma presença que acompanha, de uma história de bem que se une a cada história de sofrimento, para abrir nessa uma passagem de luz.”

eLe

Mais sobre o Olhar Cristão CLIQUE AQUI

Previous

2 reflexões antes de começar um relacionamento binacional | Valter Hugo Muniz

Next

Sofrimento: dimensão que nos faz profundamente humanos | Karina Gonçalves

1 Comment

  1. Karina

    Muito lindo! Cheio de luz e verdades constatadas pela VIDA, o texto!! Que possamos continuar caminhando nessa certeza da presença do Amor que tudo conduz e nos faz compreender que AMAR é sempre possível…

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén