Reflexões sobre a Fé

farol

Durante a minha “curta” existência, sempre foi difícil explicar conceitualmente o que a Fé me levou a intuir e conquistar.

Os estudos de “post” graduação me fizeram entender que todo conceito (apropriação) nasce do “excursus” (caminho) do intelecto, que revela a Verdade, na medida e na capacidade do nosso entendimento (e por isso, sempre parcial).

Contudo, a Fé não é simplesmente entendida – intelectualmente – “a priori”, mas é, antes de tudo, “experiência”. Como a grande parte dos conceitos que exploram a nossa “religiosidade antropológica” a Fé não pode ser explicada no simples encadeamento de palavras; ela exige que mergulhemos nela, com todo o nosso ser.

Lendo a nova encíclica do Papa Francisco (Lumen Fidei) redescobri que, socialmente, a Fé sempre foi vista como consequência do “vazio do inexplicável”. Ela é a solução/conceituação para o não conceitual, o não explicável a partir da inexorável razão. É redenção passiva e não força ativa.

E bem… voltando aos acontecimentos da minha vida e procurando “analisá-los” de maneira racional, é difícil encontrar respostas “pensadas” para todos eles. A “lógica” dos acasos, o encaixe perfeito de determinadas situações e as inúmeras soluções aparentemente impossíveis só tem explicação no meu interior. Ao mesmo tempo que elas pareçam, externamente, certezas subjetivas, para mim são, realmente, convicções matemáticas.

As minhas escolhas e os caminhos que tracei pessoalmente foram, em muitos momentos, levados fundamentalmente pela Fé de que existe uma Força Maior, capaz de ILUMINAR, ativamente, as incertezas (as sombras) que a vida apresenta. Procurar escutar essa Força, entendê-la, traduzi-la, consciente de que ela não é jamais, na sua essência, contraditória,  me ajudou a percorrer algumas etapas importantes da vida.

É essa a beleza da Fé, que caminha junto e não em oposição aos caminhos da razão. Por mais que eu tenha a certeza lógica das coisas, o desconhecido, o mistério, está na ontologia da nossa existência, fazendo da Fé um aliado importante da razão, pois capaz de produzir surpresas maiores, realizações impossíveis de prever, de controlar.

Previous

A transformação exige coesão e coerência

Next

Children of Men – 2006 – Alfonso Cuarón

1 Comment

  1. mirany silva

    esta foi boa, mas com tudo gostaria de incentivo na área académica: o meu problema é que não tenho sido bem sucedido nos meus estudos académicos isto porque tenho me confrontado com a preguiça e falta de proteção emocional, preciso do vosso apoio porque isto está a corroer a minha personalidade. estou preocupado comigo mesmo. Date: Mon, 8 Jul 2013 14:35:11 +0000 To: miranysilva@hotmail.com

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén