“Ao Deus que me guia cotidianamente,
à família, meu suporte fundamental,
e à Flavia e seu contínuo sorriso encorajador,
dedico este fruto concreto do meu percurso intelectual”.

Estava já anunciado que o mês de junho seria um dos mais intensos do ano, por envolver dois grandes eventos: a conclusão da tese de mestrado à Sophia e a preparação do noivado.

A 10 dias da conclusão do “temido” mês a exaustão é grande, proporcional porém à felicidade de superar, dia após dia, os desafios que a vida propõe, e conquistar os sonhos ansiosamente aguardados.

Ontem finalmente concluí mais uma parte importante do meu percurso profissional-intelectual. A tese que tenta reunir comunicação, antropologia filosófica e a centralidade do ser humano, como elemento de união entre essas duas importantes ciências, foi sofrida, suada, mas saiu.

Durante os últimos dois meses de trabalho intenso foi realmente difícil conciliar a produção acadêmica aos outros aspectos da vida, a saúde física e psíquica, e principalmente fazer tudo com alegria e um sentimento contínuo de que VALE A PENA.

Foi difícil, mas consegui.

E como as vitórias não são nunca conquistadas somente a partir do esforço individual, é impossível não agradecer à Deus, minha família e à Flavia. Três dimensões essenciais que se completam e se relacionam com o desejo grande de fazer algo “para a humanidade” e investir dons e talentos para a construção de um mundo mais habitável.

Agora a página vira e me concentro na preparação do noivado, que tá aí, para que ele seja, como espero que aconteça também com a tese, um verdadeiro testemunho do amor que nasce da escolha pessoal, que depois é partilhada por um(a) outro(a) e que, doada, revoluciona vidas.