A primeira semana de 2012 em Loppiano já faz parte do passado.

Depois de uma longa viagem de trem de Genebra em direção à Incisa Val d’Arno tive que mergulhar novamente em uma realidade onde, espiritualmente, eu me distancio cada dia mais.

Porém, em contrapartida, percebo uma necessidade de conversão, de recomeço e sobretudo de procurar estar aberto às pessoas, às dificuldades, ao ambiente que nem sempre “acolhe”.

O período de férias com a família Ganarin me ajudou muito a descansar e me preparar para esse ano muito especial para mim e Flávia. Pudemos estar juntos, com toda a família, conversar e sentir a alegria que só uma família pode proporcionar.

Aqui em Loppiano a lógica mudou um pouco… fui obrigado a me colocar na postura de não esperar, de procurar antes de tudo fazer a minha parte, intercalando as obrigações e necessidades pessoais àquelas coletivas.

Interessante ver que realmente um ambiente colaborativo depende de uma mínima reciprocidade. Se uns fazem mais que outros por muito tempo, movidos intrinsecamente por um ideal, o cansaço é iminente. Muitos dos meus companheiros de residência estão em um estado de cansaço preocupante e precisam repousar.

Eu tenho alguns trabalhos nas próximas duas semanas antes de voltar pra Suíça. Nesta semana que passou consegui dar entrada no meu “Permesso de soggiorno”, a carteira de identidade do estrangeiro que deve ser renovada a cada ano.

Tivemos aulas bem interessantes de Relações Internacionais e finalmente consegui decidir um título provisório para a minha tese: Identidade e Comunicação. Aspectos éticos relacionais da comunicação jornalística em uma Sociedade de Massas.

Longo, complexo, mas terei 5 meses para trabalhá-lo. Estou lendo um manual de comunicação e assim terei as primeiras linhas de como prosseguir.

Vamoquevamo