JMJ1

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3rq8l2mKR9g?rel=0&w=560&h=349]

A sociedade moderna é bem consciente do mal que a Igreja Católica causou na história da humanidade. Exploração, injustiça, além de massacres “em nome da Fé” que acabaram com a vida de tantas pessoas na Idade Média. Isso sem contar os escândalos recentes de pedofilia , enfatizados propositalmente pela mídia.

Porém essa concepção, “senso comum” entre críticos da Igreja (que na maioria das vezes não se interessam por aquilo que existe por trás da Instituição) precisa ser superada, para que se redescubra a importância da fé na propagação e preservação de valores que a nossa sociedade vem perdendo .

O cristão, seguidor da mensagem-testemunho de Jesus Cristo, é chamado a descobrir (cada um no seu tempo) os próprios limites de criatura e a importância de um caminho colaborativo com o Criador, que guia cada um para a Felicidade, que muitas vezes passa pelo sofrimento individual ou coletivo.

Ontem começou uma das manifestações mais expressivas da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, em Madrid, na Espanha. Evento que não teve destaque em nenhum dos grandes jornais de um país considerado majoritariamente cristão como o Brasil e quase “ignorado” pela grande mídia internacional.

De qualquer forma os jovens estão lá, de todos os cantos da terra, para alguns dias de oração, comunhão, testemunho vivo de uma igreja renovada, atualíssima (basta ver o site oficial da JMJ, com Webtv, canais no Youtube, rádio online, facebook, twitter), uma igreja aberta, mas sem perder os valores e a verdade que ela possui: o amor (Ágape) como fundamento primordial da nossa existência.

O hino da JMJ 2011 fala do valor da fé, esse dom que move as pessoas, que SÃO, na medida que se relacionam: com o mundo (a natureza, o cosmo), com as pessoas e, claro, com Deus.

Os Jovens ainda acreditam. Desde ontem Madri testemunha.

Para baixar o hino clique aqui