2006-2009: Relembrar para continuar crescendo

e-muito-bom-relembrar-75674-1

Há um pouco mais de três anos, em janeiro de 2006, 450 jovens de todas as regiões do Brasil se reuniram para procurar um modo de enfrentar as dificuldades da vida e principalmente descobrir novas alternativas para doar Deus aos jovens no mundo contemporâneo.

A dinâmica daquele momento mostrava grandes indefinições conceituais a respeito do ser Gen ou Juventude Nova, além dos inúmeros empecilhos que existiam para concretizar as atividades entre a parte masculina e feminina do Movimento dos Focolares. Também a escassez de atividades e pouco envolvimento geravam muitas reflexões, pois tudo refletia diretamente na vida do Movimento Gen em geral.

Porém, no ápice do encontro, emergiu a problemática do relacionamento entre as gerações que culminou com uma grande comunhão na qual tantos os jovens como os adultos se comprometeram a esforçarem-se para entrar em profundidade no diálogo, com o objetivo de que dele nascesse uma nova cultura, construída pela bagagem das gerações anteriores, sem esquecer o enriquecimento que pode trazer a juventude atual.

A partir daquele momento começou uma nova etapa na vida dos jovens do Movimento. O protagonismo voltou a ser enfatizado, os focolarinos se abriram para confiar no anseio dos Gen de construir o mundo unido.

Assim, dali em diante tudo mudou. Nasceram atividades, cresceu o diálogo, fatos que refletiram diretamente no aumento do número de jovens envolvidos com o Ideal da Unidade. Três anos se passaram e novamente os representantes mundiais dos JPMU voltaram ao Brasil. Agora, 200 pessoas puderam redescobrir o valor de doar aquilo que receberam.

Pela primeira vez chegamos a um encontro de “grande porte” sem grandes crises existenciais, pois entendemos que a nossa parcela de envolvimento precisava ser assumida.

Assim, a experiência mudou. A grande novidade foi entender que não podemos nos contentar com atividades que já são realizadas, cientes de que o mundo unido ainda é um objetivo distante.

Os sentimentos ao chegarmos nos encontros em 2006 e 2009 eram diferentes, mas a alegria do entendimento de que o mundo unido só depende de nós, se repetiu magistralmente.

Previous

A misericórdia, o bom senso e a Verdade

Next

2006/2009 – Ricordare per continuare a crescere

1 Comment

  1. Silvana Giovanella

    Prezado Valter Hugo!
    Obrigada pela tua experiência…foi um dom imenso para mim! Acreditamos sempre na realidade do mundo unido porque Chiara do céu nos ajuda e está sempre conosco.
    Obrigada!
    Um abraço
    Silvana Giovanella
    Humanidade Nova

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén