Provocação 7 – Lubundi Tshibamba Bertin – EDITORIAL:

Bertin é um africano com raízes profundas em seu maravilhoso continente.

O sorriso, a forma como dança e canta, expressa uma cultura tão próxima e ao mesmo tempo tão distante.

Conheço o Lubundi por via dos Movimentos dos Focolares do qual participo desde que nasci. Ele é um “herói” que deixou sua pátria, sua família, seu “mundo”, para viver por um mundo melhor, mais justo.

O mais interessante do Bertin é o modo como ele soube se “inculturar” sem perder suas origens. Corithiano (ninguém é perfeito), fã de música e uma alegria contagiante. Foi através dele e de outros africanos conhecidos nos últimos anos que despertou em mim uma paixão pela África, um continente misterioso e desconhecido no Ocidente. Convivendo com eles entendi o quanto somos TODOS africanos, o quanto essa humanidade, simplicidade e alegria faz parte daquilo de mais profundo que existe em cada um de nós.

Convidei Lubundi Tshibamba Bertin, para apresentar no PROVOC@Ç@O, uma África desconhecida, vista de um verdadeiro africano e assim, quem sabe, passemos a desenvolver uma nova chave de leitura toda vez que absorvermos qualquer tipo de informação sobre o dito “continente da AIDS”.

Grande abraço,
V@lter (http://vartzlife.blog.com )

AVISO!!!!!!

O Provoc@ç@o é um jornal laboratório quinzenal criado para disseminar o diálogo e o intercâmbio de idéias, culturas e afins.

Desde o ano passado foram convidadas pessoas de diferentes meios de atuação para contribuir com alguma idéia, poesia, pensamento, a fim de gerar uma reflexão sobre o mundo e a nossa relação com o mesmo, tendo como proposta principal apresentar um novo modo de ver a vida, pessoas e acontecimentos.

Todos aqueles que recebem o Provoc@ç@o são convidados a escrever algo: poesia, artigo, crônica e outros, para impulsionar essa reflexão. Essa é a estrutura básica do jornal: Uma reflexão, uma sugestão de filme, outra de site e uma apresentação de quem escreve.

A partir de agora estamos fazendo um cadastramento de todos os que recebem o jornal e quem preferir mudar o email para o recebimento do Provoc@ç@o ou não quer recebê-lo, por gentileza avisar. Caso também alguém queira encaminhar o jornal para alguém conhecido, amigo, parente, por favor enviar um email com o nome e o email da pessoal para que eu possa incluir nos contatos do Jornal.

Sem mais,

provocacao-7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para download: http://www.4shared.com/file/83138503/657d9196/provocaao_7.html