Retirando-se para se encontrar – A história de minha mãe

UsinaCatende

A 125Km da capital pernambucana, Palmares é uma das cidades mais tradicionais do estado nordestino. O nome “palmares” deriva da grande quantidade de palmeiras que existia na região, que também deu o nome do Quilombo mais conhecido da história brasileira: O Quilombo dos Palmares.

A ligação da cidade do interior pernambucano com Eleusa Muniz de Lima Silva também vai de encontro com as diversas lutas travadas no nordeste brasileiro.”O tio do meu pai era do bando de Lampião e constantemente eles se refugiavam nas casas dos familiares, no interior de alagoas. Depois de sofrerem algumas ameaças e com medo de morrer, meu avô pegou a família e fugiu para o interior de Pernambuco”.

Seu pai, Eugênio Muniz de Lima, filho único, nasceu e cresceu em Igarapeba, cidade perto de Garanhuns, região montanhosa do Planalto da Borborema, também conhecida como Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para a região. Conheceu sua futura esposa com 10 anos. “Minha avó materna tinha que viajar e deixou minha mãe com a família do meu pai. Enquanto meu pai segurava minha mãe no colo, a avó disse que se ele cuidasse dela direitinho, prometia ela em casamento”. Independentemente do peso dessa afirmação, após alguns anos eles realmente se casaram e foram morar em um engenho em Montepio, subdistrito da cidade de Palmares.

A história das famílias pernambucanas está guardada nos velhos e cobiçados engenhos de açúcar. Os engenhos floresceram em Pernambuco até meados do século XIX e na segunda metade do século em diante, sofreram drásticas transformações para atender à crise daquele período. Muitos desapareceram, engolidos pelas grandes usinas, outros permaneceram, “de fogo morto”, ao abandono.

Eugênio Muniz trabalhava justamente para uma usina de açúcar, comercializando mantimentos para os “peões” que ajudavam na colheita da cana. Para trabalhar no sítio da usina, recebeu uma grande casa onde nasceu Eleusa Muniz e seus 15 irmãos.

Dos filhos de Eugênio Muniz e Ester Honorina, 5 morreram ainda bebês, totalizando 11 as crianças que cresceram na família. Até os 7 anos, Eleusa, a sétima dos filhos sobreviventes, viveu uma farta vida de criança. “Durante as manhãs caminhava uma hora para ir à escola, em um outro sítio, e mais uma para voltar. Á tarde brincávamos muito. Tomávamos banho no riacho, comia fruta no pé e andávamos de bicicleta à noite. Era a vida mais feliz do mundo”.

Com a mãe traçou um relacionamento pouco afetivo. “Ela era triste, nunca ria, vivia só para o meu pai e contava com alegria que adorava passar a roupa dele, para que ele pudesse ir dançar nos bailes”.

“Adotada” por uma família rica, Ester Honorina cresceu de maneira reprimida e moralista. “Eu e meus irmãos não gostávamos dela porque ela era chata e metódica. A gente só podia sentar à mesa se estivesse com o cabelo penteado e a roupa arrumada”.

Eleusa Muniz ficou no Engenho Montepio até os 7 anos de idade. Lá, conviveu também com o enteado Zé Francisco, que depois de muitos anos a acolheu na capital Paulista. Zé era considerado irmão e “diziam que era filho bastado do meu pai”. Ele, com os irmãos, passavam também os dias brincando. Programas de calouros, brincar de roda, passa anel, “toca” (que correspondia ao pega-pega) e esconde-esconde, eram algumas das brincadeiras que faziam.

“Sabia do que acontecia (no mundo) quando vinham os viajantes lá em Montepio e contavam as histórias de suas viagens”. Essa era a única relação de Eleusa com a realidade externa a Montepio.
Quando as irmãs mais velhas cresceram foram morar em Palmares para estudar e depois em Catende, outra cidade próxima, onde Eleusa viveu por quase toda adolescência. “Aí começou o maior desastre da minha vida. Em Catende não tinha como brincar e minha mãe, sempre desconfiada e repressora, não nos deixava ter amigos”.

Após os três primeiros meses em Catende, sua mãe voltou definitivamente para viver com o pai no sítio, passando a responsabilidade de criação dos filhos para as mais velhas. “Minha mãe descobriu que o meu pai a havia traído com uma das mulheres que trabalhavam para ele e, para sustentar a família, resolveu ficar perto dele”. Eleusa soube disse só depois de muito tempo, mas desde criança todos amavam muito o pai. “Ele era o amor de nossas vidas.

Durante os anos vividos em Catende, muitas vezes Eleusa e os irmãos tinham que voltar ao sítio, devido a períodos de estiagem na safra de cana, que acarretavam dificuldades financeiras. Mesmo com essas intermitentes dificuldades a família sempre viveu em boas condições. “Havia sempre muita fartura e minha mãe prezava por coisas finas, de bom gosto, fruto de sua criação”.

A então adolescente sentia muito a ausência dos pais quando estava em Catende, pois existia um grande clima de briga e desavenças entre os irmãos. “Ia todas as férias ficar com os meus pais no sítio e não suportava a imaturidade do relacionamento entre meus irmãos mais velhos”.
Justamente nesse período, em 1958, quando tinha 13 anos, teve um primeiro “namorico” com o garoto Zé Luis, que a levava ao cinema, mas “era muito safado” e por isso o namoro só durou três meses.

Durante o Ginásio, que corresponde ao Ensino Fundamental de hoje, viveu “fora de casa” uma vida superficialmente divertida. Dançava twist, hali gali e rock nos bailes. Brincava com os colegas de classe e fez as primeiras amizades importantes: com “Pingüim” e as inseparáveis Ana Célia, Amara, Marisa e Betânia. “Divertia-me, mas era muito revoltada”.

A revolta de Eleusa era uma reação espontânea a todo tipo de desarmonia que encontrava nas relações e lugares onde passou. A sua vida no Engenho Montepio fez com que desenvolvesse um grande amor pela natureza, os animais, as plantas, que eram a demonstração da beleza que existe nas relações da fauna com a flora. Assim, as desavenças em casa e mesmo as brigas políticas dos responsáveis pelo Movimento Luiza de Marilac, que ela participava como voluntária, geravam grande frustração e revolta interior.

Diante de todos esses conflitos interiores Eleusa desenvolveu o hábito de dar gargalhadas espalhafatosas, quase ensurdecedoras, para extravasar toda a sua indignação perante os paradoxos que encontrava no mundo.

Aos 16 anos acabou o ginásio e foi dar aula no Engenho Souza, próximo de Catende. De fevereiro a outubro daquele ano, morou sozinha na casa da antiga professora, até ser demitida por conta de um jogo político que fez com que a antiga professora retomasse o cargo.

Em 1964 Eleusa voltou para Catende e durante 3 anos fez o curso que equivalia ao Ensino Médio, que a concederia o direito legal de dar aula. Nesse período, namorou com o amigo Pingüim. “Era uma amizade pura, mais um companheirismo do que qualquer outra coisa”. Porém todos os conflitos interiores e a falta de referencia afetiva não a deixava se envolver com ele. Até que um dia descobriu que ele havia outra namorada e assim terminaram o namoro.

Em 1966, quando acabara o curso, foi de férias para Recife, visitar a amiga Ana Célia e nunca mais voltou. Arranjou primeiramente um emprego de telefonista e passou a morar na casa da amiga.

O irmão Ernane, aquele com quem Eleusa tinha construído a mais forte amizade na família, ia visitá-la algumas vezes, mas foi na casa da amiga que ela descobriu o verdadeiro modelo de família. “Dona Lenira, a mãe de Ana Célia, era uma mulher alegre, totalmente o oposto da minha mãe. Naquela casa as pessoas se amavam, sofriam juntas e todos me consideravam membro da família.”

Porém, o vazio existencial não havia passado. Eleusa tentava preenchê-lo lendo livros religiosos e de auto ajuda. “Outra coisa que me sustentava eram as missas aos domingos.” A jovem não acreditava nas pessoas, era fechada. Passava os seus dias com a família de Ana Célia, ia ao cinema, aos bailes finos, assistia tv e lia.

Fez um curso de secretária, mas acabou indo trabalhar de telefonista e recepcionista em uma empresa do grupo Matarazzo, a Metalgráfica do Norte. Ficou lá um ano e meio e depois se transferiu para a empresa de transporte Expresso São Geraldo.

Eram os primeiros anos da década de 70 e ali aconteceu uma grande mudança em sua vida. Ajudou o irmão Ernane a encontrar trabalho em Recife e passado alguns meses, ele começou a falar de um Movimento chamado Focolares, um grupo de pessoas que se reuniam, do qual ele havia começado a fazer parte. “Fiquei morrendo de medo, pois achava que ele estava virando comunista. Naquele período existia muita perseguição para qualquer tipo de grupo que se reunia”.

Assim, certo dia, o irmão de Eleusa a convidou para uma “palestra”, que na verdade era um encontro do tal Movimento dos Focolares. “Chegando lá e percebendo onde estava fiquei revoltada, também porque meu irmão não estava lá”. Durante a manhã ela ficou ouvindo as experiências, os temas apresentados e na hora da missa, já estava envolvida com a atmosfera do encontro. Sentiu-se iluminada e quando encontrou o irmão, não sabia o que dizer.

No dia seguinte as pessoas haviam percebido uma grande mudança em Eleusa. “Passei a ver que existiam pessoas nos ônibus e até o meu gerente perguntou o que eu tinha. Entendi que havia feito uma grande descoberta: Aprendi a ver Jesus no outro”.

A partir desse momento aquele vazio existencial começou a ser preenchido. Foi visitar seus pais, voltou a procurar os irmãos, se interessar por eles, vencendo todas as aversões que havia desenvolvido durante o seu crescimento.

No primeiro semestre de 71 arrumou uma casa para os pais morarem com eles em Recife, mas 2 meses depois eles voltaram para o interior do estado. Ao final daquele ano, durante as férias, Eleusa foi encontrar o pai no Engenho onde eles estavam morando e decidiu acompanhá-lo na viagem para São Paulo, mas houve um acidente e o pai teve que ser hospitalizado.
“Depois de cuidar deles e voltar das férias, houve alguns desentendimentos no trabalho e resolvi sair. Logo em seguida encontrei um emprego na Tecnobrás”.

Porém, a sua vida no Recife estava com dias contados. Depois de 3 meses, em março de 1972, Eleusa foi para São Paulo procurar emprego e hospedou-se na casa do irmão – enteado, Zé Francisco.

Encontrou trabalho na empresa Guarapiranga, em que trabalhou por 9 anos. “Passei a ter contato social, estar na presença de grandes empresários e pessoas importantes”. A vida de trabalho se alternava com os empenhos no Movimento que Eleusa havia reencontrado na metrópole paulistana.

Os anos passaram e em 1980 ela se envolveu com Luís Barbosa. “Era operário e cresceu na empresa. Passou a ser gerente e vivia atrás de mim”. O homem fez com que os extintos humanos fossem reacendidos dentro do coração amargurado de Eleusa. “Ele fez brotar toda a afetividade que achava não ter. Por causa dele é que acredito que tive vontade de me casar”.

O relacionamento de 6 meses terminou quando Luís contou a ela que tinha uma noiva, depois de ter participado de um encontro do Movimento do Focolares. “Ele percebeu que eu não era uma qualquer e que não podia ficar me enganando, mas me disse que não queria perder a minha amizade”.

Por outros 6 meses Eleusa sofreu como nunca. “Sofria que queria me matar”, pois eles continuavam se encontrando, mas não tinham mais nenhuma relação afetuosa. Foi a grande frustração amorosa, superada aos poucos, com a ajuda das amigas do Movimento. “Um anos depois conheci o Valter (atual marido), namoramos 11 meses e casamos e aí começou uma nova fase na minha vida”.

Previous

Zé e o trabalho como sentido da vida

Next

Dilema de jardineiro

1 Comment

  1. Anonymous

    bem legal a sua historia

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén