outono

Basta que se espere o outono chegar… pois, na primavera, enquanto a morte dá lugar à vida e as flores germinam, a natureza se prepara para mais um ciclo existencial.

Sucedendo o inverno, que contrai as células de cada ser vivo, potencializa-se a produção de energia, a aurora e o vento suave revigoram o ressurgir da flora.

Durante este período que as árvores geram flores e frutos, funde-se a ligação da haste das folhas ao caule. É a beleza resplandecente da criação que atinge o ápice e se prepara aos poucos para morrer.

Tentando arrancar as verdes folhas de uma árvore na primavera, será necessário certo esforço, mas esperando chegar o outono, onde as folhas secam e caem, ecoando uma renovação natural, pode-se poupar demasiado sofrimento.

Existem momentos, sobretudo nos relacionamentos que construímos, em que acabamos querendo arrancar do outro algo que ele ainda não está pronto para nos ceder.

A angústia causada pela incapacidade de esperar sufoca não somente quem quer tirar, mas principalmente àquele que é obrigado a dar. O segredo está em aguardar o outono chegar. Assim se respeita o tempo do outro até que o mesmo possa dar naturalmente o que é preciso, renovando o relacionamento.

Outono: 

n substantivo masculino
1 estação do ano que se situa entre o verão e o inverno [No hemisfério sul, inicia-se quando o Sol atinge o equinócio de março (21) e finda quando ele atinge o solstício de junho (20); no hemisfério norte, principia quando o Sol atinge o equinócio de setembro (22) e finaliza quando ele alcança o solstício de dezembro (20).]